• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Hospital Justino Luz receberá novos respiradores

Equipamentos irão ampliar a capacidade de terapia intensiva do estado no enfrentamento da COVID-19

Hospital Regional Justino Luz receberá novos respiradores / Foto: José Maria Barros

O Piauí recebeu na manhã desta segunda (01), 100 novos respiradores importados da Turquia e adquiridos pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Eles irão ampliar a capacidade de terapia intensiva do estado no enfrentamento da COVID-19. 

Os equipamentos serão encaminhados para os hospitais estaduais e de referência no combate a pandemia para garantir melhores condições de atendimento à população. Além dos 100 respiradores adquiridos pelo Estado, também chegaram outros 70 respiradores comprados pela Prefeitura de Teresina.

Carga de repiradores/Foto: Ascom.
 

Segundo do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, os equipamentos são fundamentais para a montagem de leitos de UTI e de Estabilização que são essenciais para o tratamento de pacientes da COVID-19 que apresentarem complicações no seu quadro clínico. Ele relembra que na última quarta-feira o Piauí recebeu outros 20 respiradores que fazem parte de uma compra realizada no início do ano pela Sesapi, de um total de 80 equipamentos, quando o governo já buscava formas de ampliar sua capacidade de terapia intensiva.

Os respiradres serão destinados a ampliação de UTIs no Hospital Getúlio Vargas (HGV), ao Hospital da Polícia Militar (HPM), serão instalados os últimos leitos de estabilização do Hospital de Campanha do Verdão, e também ampliarão a capacidade de terapia intensiva em Parnaíba, Picos (Hospital Regional Justino Luz), Piripiri e Floriano, apontou o secretário Florentino Neto.

Secretário estadual de Saúde, Florentino Neto/Foto: José Maria Barros.
 

Os hospitais Getúlio Vargas e Justino Luz (Picos), ambos gerenciados pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), estão entre as unidades hospitalares que receberão equipamentos para ampliar a capacidade de atendimento. Atualmente, o Getúlio Vargas conta com 30 UTIs exclusivas para tratamento de Covid-19, e o Hospital de Picos, 8, além das unidades de terapia intensiva geral, para outras patologias. No total, o HGV dispõe de 46 UTIs e Picos, 18.

Para o presidente da FEPISERH, deputado licenciado Pablo Santos (MDB), os hospitais administrados pela Fundação estão atendendo a demanda de acordo com o previsto para o estágio inicial da pandemia. 

“Os hospitais Getúlio Vargas e Justino Luz estão estruturados com UTIs e leitos clínicos para assistir a população até o momento, mas diante do aumento de casos de Covid, como já era aguardado, estamos ampliando a capacidade de acolhimento para acautelar um possível colapso, o que esperamos que não aconteça. Daí, a importância de manter o isolamento e evitar a sobrecarga na rede estadual”, alerta Pablo Santos.

Presidente da Fepiserh, deputado Pablo Santos/Foto: Romário Mendes.
 

O estado espera ainda receber mais 60 respiradores que fazem parte dos 80 adquiridos no início do ano pela Sesapi, e que por decisão do STF devem chegar ao Piauí nas próximas semanas.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também