• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Governo promete mais uma vez reforma do prédio da 9ª Regional da Educação

Segundo o governo, a ação faz parte do Educar Piauí, projeto que prevê uma série de investimentos para o setor educacional

Prédio está abandonado há mais de cinco anos / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Em transmissão ao vivo nas redes sociais no último dia 8 de julho, o governador Wellington Dias (PT), autorizou a retomada e realização de 156 obras em todo o estado. Uma delas seria a reforma do prédio da 9ª Gerência Regional da Educação em Picos, cujas instalações estão abandonadas há mais de cinco anos.

CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS!

Fachada do prédio/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), que é da base aliada do governador Wellington Dias (PT), dentre essas obras incluídas no Educar Piauí, está a reforma do prédio da 9ª Gerência Regional da Educação, com sede em Picos.
     
A situação atual do prédio é de completo abandono. Telhado, banheiros, portas, janelas, salas de aula, secretaria, diretoria e até mesmo o auditório, tudo completamente destruído e o próprio prédio correndo riscos de desabar por completo. 

Prédio ameaça desabar/Foto: José Maria Barros.
 

Imóvel abandonado

Situado na rua Monsenhor Hipólito, centro de Picos, o prédio da  9ª Gerência Regional da Educação está completamente abandonado, não tem sequer segurança. O portão da frente não existe mais, o que facilita a entrada de qualquer pessoa às dependências do imóvel.

Condenado pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros desde o início de 2015, o prédio foi desocupado em janeiro de 2016. A partir de fevereiro do mesmo ano, a 9ª GRE passou a funcionar provisoriamente em três salas cedidas pela Escola Normal e Oficial de Picos. 

Prédio está em ruinas/Foto: José Maria Barros.
 

Segundo moradores da vizinhança, como o prédio abandonado não tem qualquer segurança, passou a servir de abrigo para vândalos e viciados em drogas. Na tarde de 13 de setembro de 2015, foi alvo de um incêndio, provavelmente criminoso. O fogo destruiu pelo menos duas salas que estavam lotadas de livros.
     
Antes, no dia 9 de abril do mesmo ano, o local já havia sido alvo da ação de vândalos. Na oportunidade, eles arrombaram diversos armários e espalharam documentos e materiais de expediente pelo chão. Também picharam suásticas nazistas na sala da gerência regional.

Sala onde funionava a recepção/Foto: José Maria Barros.
 

Reforma só no papel

A reforma do prédio já foi prometida por diversas vezes, porém, nunca saiu do papel, nem mesmo durante a gestão da deputada federal Rejane Dias (PT), mulher do governador Wellington Dias, que ficou ao menos três anos à frente da Secretaria Estadual da Educação. 
     
Quando ainda estava no comando da Seduc, a deputada federal Rejane Dias prometeu colocar segurança armada enquanto a reforma não acontecia. Isso foi em 2016 em visita à cidade de Sussuapara. Mais de quatro anos depois nem a segurança e nem a reforma saíram do papel. 

Rejane Dias prometeu várias vezes a reforma do prédio/Foto: José Maria Barros.
 

Em outra visita á cidade de Picos, a então secretária estadual da Educação, Rejane Dias, garantiu que o projeto de reconstrução da sede da 9ª GRE estava em estágio avançado. Segundo ela, dependia apenas da conclusão de trâmites burocráticos da segunda parcela de um empréstimo contraído pelo governo do estado junto à Caixa Econômica Federal. Mais uma vez ficou na promessa.
 
O imóvel tem uma área extensa e por muitos anos funcionou a Unidade Escolar Coelho Rodrigues. Depois, passou a sediar a 9ª Gerência Regional de Educação, que deixou o local em janeiro de 2016.

Imóvel está tomado pelo mato/Foto: José Maria Barros.
 

Nova promessa

Ao final da apresentação do plano Educar Piauí no último dia 8 de julho, o governador Wellington Dias e o secretário estadual de Educação Ellen Gera, assinaram uma ordem de serviço autorizando a retomada de obras e início de outras. Segundo o governo, são 76 obras que serão retomadas, 92 novas obras que serão iniciadas e 64 licitações autorizadas para publicação.

Visão interna do prédio/Foto: José Mara Barros.
 

CONFIRA MAIS FOTOS!

Prédio em ruínas/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio em ruinas/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.
 
Entulho acumulado no prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.
 
Mato toma conta do pátio/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio ameaça desabar/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio em ruínas/Foto: José Maria Barros.
 
Prédio abandonado/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também