• Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Governo inaugura reforma da ala pediátrica do Hospital Justino Luz

O espaço recebeu a ampliação dos leitos de 7 para 10, aumentando em 30% a capacidade de atendimento

Solenidade de inauguração / Foto: Romário Mendes

O Governo do Estado, por meio da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), realizou, nessa sexta-feira (11), a entrega da reforma da ala pediátrica do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. O espaço recebeu a ampliação dos leitos de 7 para 10, aumentando em 30% a capacidade de atendimento. Também ganhou climatização e uma brinquedoteca.

Espaço inaugurado/Foto: Ascom.
 

Para marcar a data, na sexta (11) e neste sábado (12) é realizado um mutirão infantil onde estão programadas consultas e cirurgias. A ação se dá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O hospital também vai oferecer palhaçoterapia, musicoterapia e oficina de pintura para pacientes a acompanhantes nesses dois dias.

O presidente da Fundação Hospitalar, Welton Bandeira, destacou a importância da nova ala infantil para população. “O interior possui uma demanda contínua e crescente e, por isso, a necessidade de investir cada vez mais em melhorias nos hospitais regionais, com bom atendimento e mais comodidade. Precisamos descentralizar gradativamente a saúde no estado e, para isso acontecer, é necessário equipar os hospitais e investir em pessoal. Esse é o caminho”, conta o gestor.

Autoridades presentes à soleniade/Foto: Ascom.
 

Para o deputado estadual Pablo Santos, ex-presidente da fundação e médico na cidade de Picos, são muitos os benefícios para a região. “É com grande satisfação que participamos dessa entrega. Picos e toda região necessita dessas benfeitorias. Estamos ampliando a capacidade de internação infantil do hospital em quase 50%, que, com isso, vai incrementar a produção da casa. Outro ponto importante é a humanização do atendimento, pois as crianças são acolhidas já fragilizadas por conta das enfermidades, em razão disso, nossa alegria em entregar a brinquedoteca”, comenta Pablo.

Ambiente ficou mais agradável/Foto: Ascom.
 

A diretora-geral do hospital, Samara Sá, ressalta a otimização no acolhimento das crianças. “O ambiente está mais amplo, confortável e humanizado. Nossas crianças serão melhores recepcionadas, e agora com a brinquedoteca, teremos uma atmosfera lúdica e agradável. Entendemos que a internação é um momento mais difícil para os pacientes e famílias, por conta das enfermidades, daí esse empenho em aprimorar o atendimento. Já estamos recebendo um feedback muito positivo, com as crianças agradecendo os brinquedos e a nova ambientação”, relata a diretora.

Novo espaço do Hospital Justino Luz/Foto: Ascom.
 

O secretário municipal de saúde de Picos, Júnior Santos, participou da solenidade de entrega.

Resposta às críticas

Em relação às críticas, realizadas pelo ex-prefeito Gil Paraibano (PP), Pablo Santos diz que elas são bem-vindas, mas que a resposta virá com trabalho. O Hospital passa por dificuldades, porém gradativamente se está evoluindo, com melhorias. 

“As críticas que são feitas ao hospital são válidas, precisamos melhorar sempre a qualidade do atendimento, porém é preciso destacar que todos os deputados e parlamentares que representam Picos tem a responsabilidade para trazer recursos para o município. Por exemplo, o próprio suplente de senador tem a oportunidade de mandar recurso junto do senador Ciro Nogueira que é um dos maiores senadores que vem ajudando a saúde do estado mas até o momento o Hospital de Picos não foi contemplado com nenhuma emenda federal do representante picoense” – ressaltou

Deputado Pablo Santos responde críticas/Foto: Romário Mendes.
 

Segundo Pablo Santos, cobrar e criticar é um direito de cada cidadão que usa o sistema único de saúde, mas, precisa-se também da ajuda dele como parlamentar. “O hospital é do povo e temos que pensar para melhorarmos de forma coletiva, com a ajuda de todos independente de lado político tanto a nível municipal como estadual”, finalizou Pablo Santos.
 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. rogerio mendes

    ter estrutura pra quer nem medicamento tem nesse hospital

Veja Também