• Sábado, 20 de Abril de 2024

Governador escolhe Cleandro Moura como Procurador Geral de Justiça

Novo PGJ deve tomar posse na metade de julho, quando encerra mandato da atual procuradora-geral

Cleandro Moura é escolhido novo Procurador-Geral de Justiça / Foto: divulgação

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, comunicou a escolha do promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura para o exercício do cargo de procurador-geral de Justiça. O novo PGJ deve tomar posse na metade de julho, quando se encerra o mandato da atual procuradora-geral.

Cleandro Moura integrou, com outros dois candidatos, a lista consolidada a partir de eleição realizada no último sábado, 12 de junho e ele ficou em segundo lugar com 98 votos, três a menos do que a primeira colocada Carmelina Moura. Votaram todos os membros do MPPI no efetivo exercício de suas funções. 

A relação composta por Carmelina Maria Mendes de Moura (101 votos), Cleandro Alves de Moura (98 votos) e Hugo de Sousa Cardoso (82 votos),  foi encaminhada ao governador do Estado para escolha e nomeação do PGJ, nos termos da Lei Orgânica do Ministério Público, sendo escolhido o segundo colocado.

O procurador-geral de Justiça exerce a chefia do Ministério Público do Estado do Piauí, representando-o judicial e extrajudicialmente. Entre as atribuições do PGJ, estão a gestão da política institucional e a execução orçamentária do MPPI. O PGJ também preside os colegiados da Administração Superior: Colégio de Procuradores de Justiça e Conselho Superior do Ministério Público. O mandato do cargo tem a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Biografia

Cleandro Alves de Moura é piauiense, natural de Teresina, formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no ano de 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí.

Aprovado no 1º concurso para provimento de cargo de delegado de Polícia Civil de carreira do Piauí, foi nomeado após o curso preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e defensor público do Ceará, de 1995 a 1996.

Nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, iniciou na carreira como promotor de Justiça substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu por diversas outras Promotorias, dentre as quais São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe e Campinas do Piauí.

Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2015-2017 e 2017-2019. Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) para a região Nordeste. Subprocurador-geral de Justiça jurídico de julho de 2019 a junho de 2021. É o atual titular da 36ª Promotoria de Justiça de Teresina, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também