• Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Governador anuncia lockdown parcial sábado e domingo em todo estado

As medidas restritivas anunciadas hoje por Wellington Dias valem também para o município de Picos

Wellington Dias proíbe funcionamento de supermercados e postos de combustíveis no final de semana / Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta terça-feira (30) a decretação de lockdown parcial no sábado (4)  e domingo (5) em todo o estado.

A medida visa reduzir a curva de transmissibilidade do coronavírus, possibilitando a retomada gradual de algumas atividades econômicas no dia 06 de julho. Wellington Dias anunciou que a Construção Civil e setores da saúde serão os primeiros a serem abertos a partir da próxima semana. 

Supermercados não poderão funcionar sábado e domingo/Foto: José Maria Barros.
 

De acordo com o governador, atividades como postos de combustíveis e supermercados estarão fechadas no sábado e domingo. Funcionarão apenas as atividades consideradas essenciais. Na quinta e sexta, os serviços que estão funcionando continuam abertos, mas no sábado a restrição é maior. 

“Anunciamos novas medidas de redução do número de atividades. Sábado e domingo ficarão fechadas atividades como postos de combustíveis e farmácias. Funcionarão as atividades fundamentais como saúde, segurança e comunicação”, afirmou.

Isso significa que na quinta-feira e sexta-feira irão funcionar os serviços considerados essenciais, como: supermercados, farmácias, drogarias, padarias, serviços de saúde e de delivery, e postos de combustível. Também será ponto facultativo nos órgãos públicos. 

Já no sábado e domingo funcionarão apenas: farmácias e drogarias, delivery exclusivamente para alimentação; borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados em rodovias; atividades agrícolas e agroindustriais; e estabelecimentos que funcionem operando forno. 

Postos de combustíveis estão proíbidos de funcionar sábado e domingo/Foto: José Maria Barros.
 

“Postos de combustíveis e supermercados, mercadinhos e afins, não funcionarão no sábado e domingo. Agora, outros setores essenciais à vida como saúde, farmácias, postos de combustíveis que ficam em BRs, assim como locais de alimentação [em BRs], estarão garantidos [o funcionamento no final de semana]”, explicou o governador.

O governador afirma que para a decisão do lockdown foram observadas medidas como a necessidade de redução da transmissibilidade e os números de internações por doenças respiratórias.

“Observamos a necessidade da transmissibilidade igual ou abaixo de 1. Isso leva em consideração as condições da retomada gradativa. Observamos também a curva das doenças respiratórias”, destacou. 

Com relação ao número de óbitos, o governador destaca que o estado busca a estabilização. “O número de mortes de uma semana quando  comparado com o de outra semana, deve apontar estabilização e caminho de queda. Seguimos isso para adotar medidas do Pro Piauí para uma retomada segura”, destacou. 

Aprovamos a divulgação e estamos adotando um regramento que tem por objetivo diminuir a transmissibilidade. Ao mesmo tempo de conforto com vagas de internação em leitos de UTI. Há o esforço para ampliar os leitos, em especial na capital e no Norte do estado. Não tivemos colapso em nenhuma região e queremos seguir assim”, afirmou. 

Lojas permanecem fechadas em Picos/Foto: José Maria Barros.
 

O governador destacou a importância das medidas serem adotadas em parceria  com os 224 municípios. “É importante a participação dos gestores. Com os 224 municípios para uniformizar nossos decretos para áreas como a construção civil. Estamos publicando também o decreto para área das clínicas somando-se ao setor da saúde”, afirmou. 

A partir do dia 06 de julho serão publicadas as etapas de retomada da economia.  “É uma fase nova onde vamos assegurar as pessoas muita clareza de como será o regramento. Nas oito regiões do estado, vamos fazer uma classificação de risco. É alcançar uma redução da transmissibilidade com base na medição da última semana ainda estava em nível elevado. Vamos definir com os municípios os critérios, setor varejista, educação e igrejas”, destacou. 
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também