• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Governador ameaça decretar lockdown se taxa de isolamento continuar caindo

Wellington Dias afirma que não vai esperar o colapso na saúde para adotar medidas mais rígidas

WEllington Dias ameaça decretar lockdown no Piauí / Foto: Reprodução

O governador Wellington Dias afirmou na tarde desta segunda-feira (11), durante transmissão nas redes sociais, que o Piauí vai decretar lockdown [bloqueio total] se a taxa de ocupação de leitos para pacientes com coronavírus ultrapassar 50%. O chefe do executivo estadual relatou ainda que não vai esperar o colapso na saúde para tomar medidas mais rígidas em combate a proliferação do vírus no estado.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesapi, o Piauí já chegou a ocupação de 46,7% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) destinados a casos mais graves de pacientes com covid-19. Segundo Wellington Dias, a decisão em decretar possível lockdown foi aprovada em uma reunião com o Comitê de gestão estratégica da Covid-19 no estado. 

Quase 50% dos leitos de UTI no estado já estão ocupados/Foto: Divulgação.
 

“Na última reunião do comitê nós aprovamos se no Piauí a taxa de leitos estiver acima de 50% de ocupação, vamos estar tratando do lockdown em alguns lugares responsáveis por essa situação. Ou seja, se tem a queda do isolamento teremos eu adotar medidas mais duras porque a vida é nossa prioridade. Não vou esperar ter o colapso para tomar as medidas”, disse. 

De acordo com o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, os pesquisadores observaram que há municípios, como Picos e Parnaíba, que estão com as atividades ocorrendo normalmente e não está sendo respeitado o isolamento. 

“A narrativa é de que as pessoas não estão em isolamento. As feiras estão funcionando, como se vida tivesse normal, a exemplo, centros de Picos, Floriano e Parnaíba”, relatou. 

Ainda durante a transmissão, Wellington Dias informou que o Piauí possui hoje 15 regiões críticas em relação ao nível de contaminação do novo coronavírus. 

A ideia para essas regiões é a adoção da busca ativa, novo método de checagem de pontos de maior contágio da doença Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Piracuruca, Campo Maior, Luzilândia, Canto do Buriti, Bom Jesus, Corrente, Floriano, Água Branca, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Amarante. Nessas regiões, o número de casos cresceu na última semana. 

A ampliação no número de leitos de UTI estabilização nos hospitais locais e regionais tem sido um dos reforços para essas regiões, porém, o governador demonstrou preocupação com a aquisição de respiradores. 

“Temos pontos críticos, com número de contaminação elevada, o que também faz crescer o número de pessoas precisando de leitos clinico e de UTI. Teresina tem um crescimento muito significativo. Alguns hospitais já estão com quase sua capacidade lotada. Nós temos que ter leitos. E para isso, além das obras a minha preocupação maior é a entrega de respeitadores”, disse.

 Para essas regiões, uma das alternativas de monitoramento dos casos será o uso da busca ativa, método que envia equipe médica a buscar de casa em casa fazendo consultas. Esses dados servirão para identificar, em casa município, os locais de contaminação, evitando maior mortalidade.

“A minha avaliação é que o coronavírus já chegou aos 224 municípios. Onde ainda não foi descoberto é porque a testagem foi baixa. Paulistana só tinha um caso e essas pessoas vieram a óbito. Eu acho que lá pode ter mais pessoas com contaminação. Estão na fronteira com Pernambuco e Bahia. Por isso pedi para ampliar a testagem lá”, completou. 

Leitos para pacientes com coronavírus 

O Piauí tem atualmente 210 leitos de UTI, sendo que 98 estão ocupados. Se comparado ao boletim divulgado no último sábado (09), houve um aumento de 12 leitos ocupados. Os números abrangem tanto hospitais públicos como os da rede privada.

Em relação à ocupação dos leitos clínicos os números também continuam a crescer. Até domingo (10), eram 200 internados com sintomas menos severos da Covid-19 - 164 na capital e 36 no interior.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também