• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Encerra hoje prazo dado pela justiça para Padre Walmir explicar reabertura do comércio

O prefeito de Picos tem até às 17 horas desta quinta-feira, 25, para justificar a reabertura do comércio

Prefeito de Picos, Padre Walmir (PT) / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros/Informa Picos

Termina às 17 horas desta quinta-feira, 25 de junho, o prazo estipulado pela justiça para que o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), explique os motivos pelos quais ele permitiu a reabertura gradual do comércio no município.

O prazo foi estipulado pela juíza da 1ª Vara da Comarca de Picos, Maria da Conceição Gonçalves Portela em resposta a ação civil interposta pelo Ministério Público Estadual. O órgão questionou os decretos emitidos pelo prefeito Padre Walmir, que permitiram a retomada gradual das atividades econômicas.

Segundo o Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, ele foi intimado na tarde da última segunda-feira, 22, e a justiça deu um prazo de 72 horas para a administração se manifestar a respeito do pedido do Ministério Público sobre o fechamento do comércio.

Comércio foi reaberto dia 8 de junho/Foto: José Maria Barros.
 

Entenda o caso

O decreto 67/2020 editado no dia 21 de maio pelo prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), autorizou o funcionamento de forma gradual das atividades econômicas a partir do dia 8 de junho e concluindo no próximo dia 29.

Segundo o Ministério Público Estadual, as medidas foram adotadas em desacordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e com as diretrizes federais e estaduais, inclusive o Pro Piauí (Pacto pela Retomada Organizada). Por isso, ingressou com ação civil pública para que seja imediatamente anulado o Decreto Municipal nº 68/2020, bem como alguns artigos do Decreto Municipal nº 67/2020.

Após a manifestação do município, caberá à justiça acatar ou não o pedido feito pelo Ministério Público. Em nível estadual, o governador Wellington Dias (PT) prolongou o isolamento até o próximo dia 6 de julho.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também