• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Dom Plínio emite nota com orientações ao clero e autoriza retomada das procissões

Nota emitida hoje pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva entrará em vigor neste domingo

Dom Plínio José, bispo diocesano de Picos / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

O bispo de Picos dom Plínio José Luz da Silva emitiu neste sábado, 2 de abril, uma nota com orientações aos cléricos e ao povo neste período de pandemia. Dentre as mudanças está a autorização das procissões, que estavam suspensas desde o mês de março de 2020.
 
O documento com as orientações foi apresentado durante o lançamento da IV Missão Jovem ocorrido na manhã de hoje, no auditório do Centro de Treinamento Diocesano (CTD).

Procissões estão autorizadas a partir deste domingo/Foto: José Maria Barros.
 

As orientações entram em vigor a partir deste domingo, 3 de abril, e seguem as recomendações das autoridades sanitárias, do Governo do Estado e dos municípios da área geográfica da Diocese de Picos.

Orientações

Além das procissões, poderão ser retomadas as demais atividades próprias da piedade popular, tais como peregrinações, festas, romarias, vias-sacras, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares em grandes grupos, assim como os encontros de formação.

Nas celebrações o máximo permtidio é de 80% da capacidade/Foto: José Maria Barros.
 

A distribuição da Comunhão pode ser feita em filas, orientando sempre as pessoas de manter o distanciamento. O gesto de paz ainda deve ser omitido. Nas celebrações, deve-se respeitar a distância mínima de segurança entre participantes – de modo que cada fiel disponha, só para si, de um espaço mínimo de 1,50m. A regra do distanciamento não se aplica a pessoas da mesma família ou que vivam na mesma casa.

Em ambientes abertos e semiabertos, o numero de fiéis admitido nas celebrações será de 100% da capacidade, com recomendação do uso de máscaras. Em locais fechados o máximo permitido é de 80% e o uso de máscaras é obrigatório.

Procissões poderão ser retomadas a partir deste domingo/Foto: José Maria Barros.
 

A nota com as orientações foi assinada pelo bispo de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, e pelo Chanceler da Cúria Diocesana, padre João Pereira de Sousa.

Nas celebrações o máximo permitido é de 80% da capacidade/Foto: José Maria Barros.
 

Para mais informações, confira a Nota que está no link abaixo:

Novas Orientações Pastorais em Tempo de Pandemia

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também