• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Dom Plínio confirma transferência do Padre Chiquinho da Catedral de Picos

Padre Francisco Pereira Borges, o Chiquinho, vai para a Paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí

Padre Chiquinho deixa Catedral de Picos em março de 2020 / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva confirmou na última sexta-feira, 27, que o Padre Francisco Pereira Borges, o Chiquinho, será transferido da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, com sede na Catedral.

Embora o Padre Chiquinho complete seis anos à frente da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios no dia 14 de fevereiro, sua transferência para Paróquia São Sebastião, em Patos do Piauí, somente acontecerá em março de 2020.

No momento, Padre Chiquinho comanda o projeto de troca do piso da Igreja Catedral de Picos, cuja conclusão está prevista para fevereiro do próximo ano. Sendo assim o seu substituto, Padre Expedito Antônio de Oliveira já assumirá o posto com o templo com visual novo.

Transferência foi confirmada por dom Plínio/Foto: José Maria Barros.
 

As transferências acontecem de acordo com as prescrições do cânon 522, do Código de Direito Canônico, onde prevê que o período de um padre à frente de uma paróquia é de seis anos, conforme legislação complementar da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 

Como Padre Chiquinho assumiu a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em 15 de fevereiro de 2014, em 14 fevereiro de 2020 completa seis anos no posto, portanto, já é o período para ser substituído por outro colega do presbitério, cujo escolhido foi o Padre Expedito Antônio de Oliveira, atualmente na Paróquia Santa Ana, em Monsenhor Hipólito.

Francisco Pereira Borges, o Chiquinho, é o 27º pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Ele substituiu no cargo ao padre Gregório Leal Lustosa, que hoje é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX.

Padre Chiquinho trabalha no projeto de troca do piso da Catedral/Foto: José Maria Barros.
 

Perfil 

Natural do povoado Saquinho, zona rural de Picos, Francisco Pereira Borges, mais conhecido como Chiquinho, nasceu no dia 13 de novembro de 1950, tem, portanto, 69 anos de idade. 

Ordenou-se padre em 18 de dezembro de 1983. Em 36 anos de sacerdócio Padre Chiquinho trabalhou dois anos em Paulistana, doze anos na Paróquia de São José Operário, em Picos, pouco mais de dez anos em Jaicós e seis anos e alguns meses na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina. Está há quase seis anos à frente da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, com sede na Catedral de Picos.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também