• Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Diretório do PT recomenda abertura de processo disciplinar contra Padre Walmir

Além do Padre Walmir, outras lideranças do PT estão na lista de infiéis, dentre os quais o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi

Prefeito de Picos Padre Walmir é acusado de infidelidade partidária / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Alegando suposta infidelidade nas eleições de 2018, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou a abertura de processo disciplinar contra o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima e outras lideranças da legenda, dentre as quais o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi, líder do governo na Câmara Municipal.

Vereador Evandro Paturi está na lista de infiéis/Foto: José Maria Barros.
 

Pesa contra eles a acusação de descumprimento do Código de Ética do Partido dos Trabalhadores, que tem como um dos princípios éticos fundamentais que devem orientar a conduta de todos os filiados, o respeito à fidelidade partidária.
    
No documento, enviado à reportagem do Informa Picos por uma fonte, o diretório do PT alega que todas as pessoas citadas devem responder a processo disciplinar porque, publicamente, declararam nas eleições de 2018 voto em candidatos de outras legendas.

Cópia do documento pedindo abertura de processo disciplinar/Foto: José Maria Barros.
 

Relação de infiéis
    
O prefeito de Picos Padre Walmir, por exemplo, é acusado de ter votado em Paes Landim (PTB) para deputado federal, Severo Eulálio (MDB) para deputado estadual e Wilson Martins (PSB) para senador, em detrimento dos candidatos da legenda ou da coligação, no caso do senador.

Mesmo pertencendo ao MDB, deputado Severo Eulálio foi apoiado por lideranças do PT/Foto: José Maria Barros.
 

Também foi pedido abertura de processo disciplinar contra o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi e sua esposa, professora Maria Rosilene Monteiro Luz, secretária municipal de Educação. Paturi é acusado de votar em Severo Eulálio para estadual, enquanto Rosilene teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio estadual.

Secretária de Educação, Rosilene Monteiro, também aparece na lista de infiéis/Foto: José Maria Barros.
 

Cícera Cristina Hipólito teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio estadual; José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, teria votado em Severo Eulálio para deputado estadual e o Coordenador Municipal de Obras, Reginaldo Osvaldo de Sousa teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio, estadual.

Lideranças do PT são acusadas de votar em Paes Landim (PT)/Foto: José Maria Barros.
 

O diretório do PT pede ainda que seja aberto processo disciplinar contra Francilene Antônia da Conceição e também o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Picos, Francivaldo Barbosa de Sousa, o Civaldo, que teriam votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio para estadual.

Chefe de Gabinete da Prefeitura, Civaldo, é acusado de votar em candidatos de outros partidos/Foto: José Maria Barros.
 

Infidelidade
    
O documento conclui: “Desta forma, solicitamos abertura de processo disciplinar conforme reza o Código de Ética e Disciplina do PT”.
    
De acordo com o art. 6º do Código de Ética do PT, é terminantemente vedado recomendar o voto ou fazer propaganda de candidato a cargo eletivo de outro partido que não pertença a coligação de que faça o Partido dos Trabalhadores.

Ex-secretário de Agricultura Dudé é acusado de infidelidade/Foto: José Maria Barros.
 

Já o parágrafo único diz que a infração ao disposto neste artigo caracteriza infração ética de natureza grave.

Outro lado

Contactado via telefone o presidente do diretório municipal do Pt de Picos, Zacarias Teixeira, disse que não tinha conhecimento do documento.

Presidente do PT de Picos diz que não tem conhecimento do documento/Foto: José Maria Barros.
 
Coordenador de Obras Reginaldo Osvaldo também figura na relação de infiíes/Foto: Ascom.
 
Lideranças ligadas ao Padre Walmir votaram para federal em Paes Landim (PTB)/Foto: José Maria Barros.
 
Lideranças ligadas ao Padre Walmir declaram publicamente apoio a Paes Landim (PTB)/Foto: José Maria Barros.
 
Paes Landim recebeu apoio de várias lideranças ligadas ao Padre Walmir/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também