• Sábado, 20 de Abril de 2024

Diocese de Picos celebra neste sábado 44 anos de instalação

A Diocese foi instalada oficialmente em Picos no dia 21 de setembro de 1975, tendo como seu primeiro bispo dom Augusto Alves da Rocha

Dom Augusto foi o primeiro bispo de Picos / Foto: José Maria Barros

A Diocese de Picos foi criada aos 28 de outubro de 1974, pela bula “Neminem Latet”, do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Oeiras. Foi instalada oficialmente no dia 21 de setembro de 1975, tendo como seu primeiro bispo dom Augusto Alves da Rocha, hoje bispo emérito de Floriano.

A nova Diocese, desmembrada, ficou constituída por 17 municípios, que formaram 5 paróquias, servidas por 8 sacerdotes. O principal incentivador da criação da Diocese foi o Bispo de Oeiras, na época, Dom Edilberto Dinkelborg.

Diocese de Picos celebra 44 anos/Foto: Comunidade Boa Vista.
 

Em 21 de Setembro de 1975, com a instalação da Diocese, tomou posse seu primeiro Bispo, Dom Augusto Alves da Rocha, que governou até o ano de 2001, quando foi transferido para a Diocese de Oeiras-Floriano. 

No período de vacância a Diocese de Picos foi administrada pelo Padre Francisco Bezerra Neto, até que foi nomeado e tomou posse, em 31 de Janeiro de 2004, o segundo Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.

Dom Plínio, atual bispo de Picos/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também