• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Diocese de Picos celebra nesta segunda-feira 45 anos de instalação

Celebração solene será realizada as 9 horas da manhã na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios

Dom Plínio José, atual bispo de Picos / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

A Diocese de Picos comemora nesta segunda-feira, 21 de setembro, 45 anos de instalação. Pela passagem da data haverá celebração de uma missa solene às 9 horas da manhã na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva e participação dos padres.

Diocese de Picos celebra 45 anos/Foto: divulgação,
 

Segundo a Diocese de Picos a celebração seguirá as orientações das autoridades sanitárias, visando garantir a saúde e bem-estar dos participantes. Para ter acesso às dependências da Igreja Catedral é necessário fazer o cadastramento com antecedência.

Para que outros fiéis possam acompanhar mesmo à distância, a Diocese providenciará a transmissão do evento através da Rádio Educativa de Picos Cultura 104.3 – www.culturadepicos.com.br, o YouTube: Diocese de Picos e o Facebook: Página Diocese de Picos.

Dom Augusto Rocha, primeiro bispo de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Diocese de Picos

A Diocese de Picos é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana, criada aos 28 de outubro de 1974, pela bula “Neminem Latet”, do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Oeiras.

Palácio Episcopal hoje é sede da Cáritas Diocesana/Foto: José Maria Barros.
 

Com a instalação da nova Diocese em 21 de setembro de 1975, tomou posse seu primeiro Bispo, Dom Augusto Alves da Rocha, que governou até o ano de 2001, quando foi transferido para a Diocese de Oeiras-Floriano. No período de vacância, a Diocese foi administrada pelo Padre Francisco Bezerra Neto. A posse do novo Bispo, Dom Plínio José Luz da Silva, aconteceu no dia 31 de janeiro de 2004.

Padre Bezerra administrou a Diocese de Picos no período de transição/Foto: José M\aria Barros.
 

Com sua área geográfica de 23.121 km², a Diocese é constituída por 42 municípios e tem 21 Paróquias e 07 Áreas Pastorais que são acompanhadas pelo Bispo Diocesano com a colaboração de 36 presbíteros. Na ação evangelizadora a Diocese conta também com as ajudas de 18 Religiosas Consagradas pertencentes a seis Congregações Religiosas, algumas Leigas Consagradas de Institutos de Vida Secular Consagrada e diversos Leigos.

Fonte: Ascom Diocese de Picos

Primeiro bispo de Picos, Dom Augusto/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também