• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Detentos serram grades de cela e fogem de penitenciária no Piauí

As Polícias Civil e Militar seguem em busca da captura dos foragidos conhecidos com Guerreiro e Lorin

Foragidos estão sendo procurados / Foto: Sejus

Dois detentos, identificados como José Edgar Nogueira da Silva, conhecido como “Guerreiro”, de 29 anos, preso por um homicídio, e Felipe Enilton dos Santos, vulgo “Lorin”, de 25 anos, detido pelo crime de roubo, fugiram da Penitenciária Mista de Parnaíba no último domingo (12). Os dois haviam sido presos ainda este ano de 2021.

Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (SINPOLJUSPI), quatro detentos conseguiram serrar as grades de uma das celas e, em seguida, pularam o muro. Dois presos foram recapturados ainda nas imediações do presídio. Felipe e José Edgar continuam foragidos. 

“A movimentação foi notada por Policiais Penais que estavam no Setor de Monitoramento, que acionaram os demais policiais plantonistas e guarda externa para as primeiras diligências, visando a recaptura”, disse o sindicato. 

As Polícias Civil e Militar seguem em busca da captura dos foragidos. 

Poucos policiais 

A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, contém, atualmente, um número insuficiente de plantonistas, em média seis Policiais Penais por plantão de 24 horas, monitoramento eletrônico por câmeras deficiente com grande parte delas fora de funcionamento, não há cerca elétrica, estrutura inadequada, adaptada de um antigo mercado público próxima ao centro histórico, além de superpopulação carcerária. 

A unidade prisional tem capacidade para 176 presos, mas atualmente, possui 568 custodiados. 

Segundo levantamento do Monitor da Violência, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2019, os presídios do Piauí estavam com 98,9% acima da capacidade. Na época eram 4.811 detentos em todos os regimes, sendo que 4.753 presos estão ocupando vagas no sistema prisional, que conta apenas com 2.390 vagas. 

O último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), do Governo, é de junho de 2016 – uma defasagem de quase três anos. Havia, na época, 726.712 presos no total.

Com informações do Sinpoljuspi
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também