• Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Detentos cavam túnel e 14 escapam da Penitenciária Regional de Picos

A fuga ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 26 de março, e 14 presos do Pavilhão C conseguiram escapar

Penitenciária de Picos registra fuga em massa / Foto: Divulgação

Por José Maria Barros/Informa Picos

Sem que ninguém percebesse, detentos do Pavilhão C, da cela número 9, conseguiram cavar um túnel e na madrugada desta quinta-feira, 26 de março, fugiram da Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos.
    
Segundo informações do diretor da Penitenciária de Picos, Sinval Hipólito Gonzaga, 14 presos conseguiram escapar, sendo que até o início da tarde de hoje, quatro já tinham sido recapturados e as polícias continuam o trabalho na tentativa de localizar os demais fugitivos.

Foram recapturados os fugitivos José Duarte Almeida Macedo, José Márcio Pereira de Campos, Antônio Luís Bispo da Silva Neto e Geovanio Brito da Silva.  Dois deles foram localizados na zona rural de Picos, mais precisamente em uma estrada de acesso a localidade Três Potes. Os outros dois foram recapturados na vizinha cidade de São José do Piauí.
    
O túnel foi cavado dentro da Cela número 9, localizada no Pavilhão C da Penitenciária de Picos e, segundo as informações chegadas à imprensa, a terra retirada estava sendo guardada dentro de sacos na própria cela.

Diretor da Penitenciária de Picos confirma fuga de presos/Foto: Danilo Bezerra.
 

Dos fugitivos tem acusados dos mais diferentes crimes, dentre os quais roubo, furto, homicídio e tráfico de drogas. Do total dos que conseguiram escapar, cinco são aqui de Picos, quatro de Valença do Piauí, dois de Fronteiras, um de Inhuma, um do Ceará e outro do estado do Tocantins.
    
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Piauí (Sinpoljuspi-PI), Kleiton Holanda, contou que a motivação dos presos é de que os detentos do regime semiaberto estão sendo soltos e os outros que ficam nas penitenciárias estão se rebelando. 

Kleiton Holanda, presidente do Sinpolijuspi/Foto: Marcelo Cardoso/GP1.
 

“Isso está causando distúrbios dentro dos presídios, inclusive fugas, essa é a segunda que acontece essa semana, a primeira foi na Irmão Guido. Isso está se agravando porque o número de servidores é muito baixo e a alegação é de que os presos estão revoltados com a medida de soltar apenas os detentos do regime semiaberto”, contou o sindicalista.

Para facilitar a localização dos fugitivos, a Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou os nomes dos 14 fugitivos.

Lista dos fugitivos

Adilson da Costa Martins
Antônio Luís Bispo da Silva Neto
Erislandio Otavio de Oliveira Pereira
Francisco Alan de Sousa
Francisco Lucieldo Alves de Oliveira
Giovanio Brito da Silva
José Duarte Almeida Macedo
José Marcio Pereira Campos
Marcos José de Sousa
Naelson Madeira
Ricardo Pereira da Silva
Romario Pereira Sobreira
Sau Walles Rodrigues da Silva
Wanderson da Silva Sousa

Recapturados

José Duarte Almeida Macedo
José Márcio Pereira de Campos
Antônio Luís Bispo da Silva Neto
Geovanio Brito da Silva.

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também