• Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Deputados piauienses assinam pedido de CPI da Lava-Jato

Cinco deputados piauienses, todos da base do governador Wellington Dias (PT), assinaram o requerimento

Deputados piauienses assinam CPI da Lava-Jato / Foto: GP1

Contrários ao desejo da maioria dos brasileiros, que defende o combate à corrupção, cinco deputados piauienses assinaram o requerimento que pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, apelidada de CPI da Lava-jato.
    
Todos os deputados piauienses que assinaram a proposta pertencem as base de apoio do governador Wellington Dias (PT). São eles: Assis Carvalho, presidente estadual do PT; Rejane Dias (PT), primeira dama do estado; Iracema Portela (PP), Margareth Coelho (PP) e Marina Santos (Solidariedade).
 
Entenda a proposta

A Câmara dos Deputados divulgou nesta sexta-feira (13) a relação com nomes e partidos dos 175 deputados federais que assinaram o pedido de instalação da CPI da Lava Jato. O requerimento para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito que pretende investigar as ações da força-tarefa do Ministério Público Federal, em Curitiba, foi entregue na mesa diretora da Câmara na quarta-feira (11).

A Secretaria Geral da Mesa conferiu as assinaturas dos deputados antes de tornar pública a lista oficial da CPI da Lava Jato. Cabe agora ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), instalar a comissão. Deputados da "bancada da bala" se articulam para convencer alguns colegas a retirar o apoio e inviabilizar a CPI."

O pedido de CPI da Lava Jato foi validado pela Mesa da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (13). A Mesa validou 175 das mais de 200 assinaturas obtidas pela oposição no requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar, com base nas mensagens divulgadas pelo site The Intercept, supostas arbitrariedades e ilegalidades cometidas pelos membros da Força Tarefa da Lava Jato e pelo então juiz Sergio Moro. Ainda é necessário, contudo, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorize a instalação da CPI. 

A base do governo já vem se movimentando para tentar barrar. Alguns deputados já disseram até que o objetivo da CPI solicitada pela oposição é anular as condenações da Lava Jato. 

Presidente da bancada da bala, o Capitão Augusto (PP-SP) vem convocando os deputados aliados ao governo a tirar as assinaturas do pedido de CPI e disse que já conseguiu reverter sete das 175 assinaturas validadas pela Câmara nesta sexta. Caso a reversão se confirme, o pedido de CPI da Lava Jato não poderia avançar, pois ficaria com menos que as 171 assinaturas necessárias a um requerimento como este.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também