• Sábado, 20 de Abril de 2024

Deputado diz que foi Wellington Dias quem ensinou ao Bolsonaro a alíquota de 14%

Gustavo Neiva diz que a PEC do Piauí é muito mais danosa aos servidores públicos que a reforma federal

Deputado Gustavo Neiva / Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde

Ao defender prazo maior para discussão da PEC da Previdência dos servidores estaduais, o deputado Gustavo Neiva, que é líder da oposição na Assembleia Legislativa, disse que é “mentira” o argumento do governo de que a reforma se dá para adequações às novas regras previdenciárias aprovadas pelo Congresso Nacional. 

“É mentira, o governo [do Piauí] já se adaptou. Wellington Dias foi quem ensinou ao Bolsonaro a alíquota de 14%, porque 14% nós já praticamos desde 2016. A criação da Previdência Complementar, o Piauí já criou. A reforma do Piauí é muito mais danosa, ela afeta muito mais os servidores públicos que a reforma federal”, afirma.

Deputado diz que reforma de Wellington é pior do que a de Bolsonaro/Foto: marcelo Cardoso/GP1.
 

As regras para reajuste da alíquota de contribuição cobrada dos servidores públicos foram estabelecidas pelo governo federal, por meio de portaria. 

Até 31 de julho de 2020, estados e municípios terão de comprovar aumento da alíquota em até 14% e deve ser seguida por todos os entes com déficit atuarial nas contas previdenciárias.  

Ou estabelecem 14% ou adotam o modelo da União, que é progressivo, com contribuições que variam de 7,5% a 22%, a depender do salário do servidor. 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também