• Sábado, 20 de Abril de 2024

Deolinda Marques sucede Vilebaldo Rocha no comando da Alerp

Escolhida pelos membros da Alerp professora Deolinda Marques toma posse próximo mês de janeiro

Deolinda Marques sucede Vilebaldo Rocha no comando da Alerp / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

A professora e escritora Deolinda Maria de Sousa Marques será a nova presidente da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp). Ela foi escolhida pelos acadêmicas e a partir do início do próximo mês de janeiro sucede a Vilebaldo Nogueira Rocha no comando da entidade.

Deolinda Marques assumirá presidência da Alerp em janeiro/Foto: José Maria Barros.
 

Também já foram escolhidos os demais membros que comporão a nova diretoria da Alerp. Raimunda Fontes de Moura (Mundicca Fontes) será a vice-presidente; Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), 1º tesoureiro; Josselmo Batista Neres, 2º tesoureiro; Francisco de Assis Sousa, 1º secretário e José Evilásio de Moura, 2º secretário.
    
O conselho fiscal será formado por José Solon de Sousa, Francisco de Moura Fontes e Vilebaldo Nogueira Rocha.
    
O atual presidente da Alerp, Vilebaldo Rocha, disse que, geralmente, as posses das diretorias da entidade acontecem no dia 12 de dezembro, data do aniversário de Picos. No entanto, a presidente eleita Deolinda Marques pediu para que fosse no início de janeiro e assim ficou acertado.

Mundica Fontes, à esquerda, será a nova vice-presidente da Alerp/Foto: José Maria Barros.
 

Biografia

Deolinda Maria de Sousa Marques nasceu a 16 de dezembro de 1958, em Bocaina – PI, onde reside até hoje. É a terceira filha do casal José Marques de Sousa e Maria Deolinda Leal de Sousa, compondo uma família numerosa: tem dez irmãos. Foi alfabetizada aos sete anos por uma professora particular, contratada pela família, depois ingressou na escola pública onde estudou Primário e Ginásio. 

Fez o Curso Pedagógico na Escola Normal Oficial de Picos e, aos vinte anos, ingressou no exercício do magistério, numa escola da CNEC – Campanha Nacional de Escola da Comunidade, em Bocaina - PI. Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, durante muitos anos foi professora da Escola Normal Oficial de Picos, sendo posteriormente cedida ao curso de Licenciatura Plena em Normal Superior, do Instituto Superior de Educação Antonino Freire – Núcleo Operativo de Picos, no qual se aposentou. 

Por mais de dez anos lecionou na Universidade Estadual do Piauí – UESPI (Cursos de Férias), também foi professora e coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, da Faculdade Evangélica Cristo Rei, em Jaicós – PI, bem como fez parte do quadro de professores do Colégio Santa Rita, em Picos - PI.

Gosta de ler e escrever. É amante e admiradora da boa literatura, na qual inclui a Literatura Piauiense, por considerá-la de excelente qualidade. Define-se apenas como professora e leitora apaixonada. Vem publicando artigos e poemas em jornais e revistas, desde 1993, tendo poemas classificados em 2º e 3º lugar no I Concurso Literário – Categoria Poesia, promovido pela União Picoense de Escritores – UPE, em 2000, e um poema incluído na antologia Poemático MMVIII, organizada pela Halley Gráfica e Editora. Foi eleita para a Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, ocupando, no dia 09 de agosto de 2008, a cadeira de Nº 27, patroneada pelo poeta Lourenço Campos.

Obras publicadas

Um Rio em Chico Miguel (ensaio). Teresina: Edições Cirandinha, 2006.
História de Leitura: Textos produzidos pelos alunos do ISEAF – Núcleo de Picos (org.). Picos: Rima, 2007.
O Gato e a Lagartixa (infantil). Picos: Gráfica do Povo, 2018.
O Cancão e a Raposa (infantil). Picos: Gráfica do Povo, 2018.
Impressões de Leitura: Artigos e ensaios sobre autores piauienses. Picos: 
Gráfica do Povo, 2018.

Vilebaldo Rocha deixa presidência da Alerp em janeiro/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

1 Comentário

  1. Maria Rosário bezerra

    Parabéns minha amiga Deolinda Marques pelo mérito merecido.Deus abençoe essa nova trajetória da tua vida.muito sucesso .

Veja Também