• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Começa segunda etapa do projeto de reforma da Catedral de Picos

Colocação do granito na área interna da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios teve início nesta segunda-feira

Operários iniciam a colocação do granito. / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Publicado originalmente pelo GP1

Quase dois meses após o encerramento dos festejos da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios, teve início nesta segunda-feira, 23 de setembro, a segunda etapa do projeto de reforma da Igreja Catedral de Picos. 

Colocação do novo piso começou nesta segunda-feira/Foto: José Maria Barros.
 

Sob a responsabilidade do engenheiro picoense Ayrton José da Costa Luz e, orientação do arquiteto e urbanista Tobias Bonk Machado, os operários iniciaram agora a parte de colocação do granito na área interna da Catedral. 

Igreja Catedral de Picos passa por reforma em sua área interna/Foto: José Maria Barros.
 

O novo piso substitui os ladrilhos antigos, que foram retirados após realização de dois plebiscitos, quando a maioria dos católicos votou a favor do projeto de renovação.
    
Enquanto a obra de colocação do novo piso não termina, os fiéis assistirão as missas no Salão Paroquial, localizado ao lado da Igreja Catedral de Picos.

Missas estão sendo celebradas no Salão Paroquial/Foto: José Maria Barros.
 

Campanha

Para bancar as despesas com o projeto, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, que tem como pároco o Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho), formou uma comissão com representantes da sociedade civil  organizada para cuidar da Campanha dos Devotos, Cuidar da Casa de Maria, Dê com alegria.

Padre Chiquinho pede a colaboração dos devotos/Foto: José Maria Barros.
 

A primeira reunião para tratar sobre a segunda etapa do projeto de reforma da Igreja Catedral de Picos foi realizada no Salão Paroquial, na noite de 26 de agosto. Contou com a presença de representantes de vários segmentos sociais e membros de pastorais, dentre as quais a de Comunicação. Os empresários Valdemar Barroso Neto, o Dema, e Antônio Evandro Reis Antão prestigiaram o encontro e se comprometeram em apoiar o projeto.

Reunião discute sobre campanha de arrecadação de recursos/Foto: José Maria Barros.
 

Na oportunidade, o responsável pela obra, o engenheiro picoense Ayrton José da Costa Luz, apresentou com detalhes o projeto de reforma da Catedral de Picos. Por intermédio de slides ele destacou as mudanças, principalmente, a troca do piso antigo por um novo composto de granito, idealizado pelo arquiteto e urbanista Tobias Bonk Machado.

Granito começa a ser colocado na Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 

Nesse período que antecedeu o início da segunda etapa do projeto, outras reuniões foram realizadas e traçadas algumas estratégias para arrecadação dos recursos que vão bancar as despesas.

Retirada dos ladrilhos

Ladrilhos antigos começaram a ser retirados dia 22 de abril/Foto: José Maria Barros.
 

A retirada dos ladrilhos teve inicio no dia 24 de abril e foi paralisada dois dias depois por recomendação do Ministério Público Estadual. O serviço somente foi retomado no dia 5 de julho, após um impasse que durou mais de dois meses. Os operários envolvidos na obra trabalharam à portas fechadas até a conclusão, que aconteceu em 5 de agosto, véspera da festa da Padroeira.

Começa a troca do piso da Catedral de Picis/Foto: José Maria Barros.
 
Imagem interna da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.

 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também