• Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Clubes do Piauí reforçam possibilidade de estadual retornar em novembro

Dirigentes foram informados pela FFP que retorno do Piauiense 2020 depende do plano de retomada das atividades econômicas do governo estadual

Reunião da FFP com dirigentes de clubes / Foto: Divulgação

Os dirigentes de clubes de futebol do Piauí se reuniram, nesta quarta-feira, por meio de videoconferência, para discutirem a renovação, até o dia 6 de julho, do decreto que estabelece restrições à circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus. Federação de Futebol do Piauí (FFP) e os representantes dos oito clubes que disputam a Série A do estadual reforçaram a possibilidade de concluir o torneio apenas em novembro. 

Os dirigentes foram informados pela FFP que o retorno do Piauiense 2020 depende do plano de retomada das atividades econômicas do governo estadual, dos decretos municipais e do calendário da CBF.

Os dirigentes de Altos, 4 de Julho, Flamengo-PI, Piauí, Parnahyba, Sociedade Esportiva de Picos, River-PI e Timon-PI pouco avançaram nas discussões sobre a retomada do Campeonato Piauiense. Para evitar aglomeração de pessoas, o torneio foi paralisado no dia 17 de março pelo decreto estadual que impôs restrições à realização de eventos esportivos. Apenas setores essenciais funcionam durante a pandemia.

Reunião foi através de videoconferência/Foto: Divulgação.
 

Por meio de nota, a FFP informou que vai continuar aguardando a decisão do governo de prorrogar ou não o isolamento.

O esporte foi incluído no terceiro e último grupo prioritário de retomada dos setores afetados pelo decreto. No entanto, o governo paralisou a flexibilização alegando aumento no número de transmissibilidade da Covid-19 no estado. A retomada da economia será feita em três fases, divididas por setores, cada uma com uma cor específica que determina o grau de prioridade: verde (alta priorização), amarelo (média priorização) e verde (baixa priorização). 
 
•    PRIMEIRA FASE (atividades de alta prioridade, do grupo verde): indústria de transformação, construção, comércio, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

•    SEGUNDA FASE (atividades de média prioridade, do grupo amarelo): administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, educação, saúde humana e serviços sociais, atividades financeiras, transporte, armazenagem e correio, alojamento e alimentação, atividades imobiliárias, eletricidade e gás.

•    TERCEIRA FASE (atividades de baixa prioridade, do grupo vermelho): artes, cultura, esporte e recreação, indústrias extrativas, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, serviços domésticos.

Quando campeonato foi interrompido Sep estava na vice-liderança/Foto: Divulgação.
 

O Campeonato Piauiense de futebol foi interrompido no dia 17 de março com ainda 20 jogos para serem cumpridos, dentre eles os dois da grande final. Oito clubes disputam a competição mais importante do estado, que dá ao campeão e vice, vaga em torneios nacionais, como a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D. Somente em cotas de participação, o campeão estadual do Piauí receberá da CBF algo em torno de R$ 1,3 milhão.

Como está o campeonato?

Altos e Picos ficaram na 1ª e 2ª posições, respectivamente, na tabela de classificação. O torneio foi paralisado na 10ª rodada da primeira fase, que apontará apenas dois clubes que vão disputar a final.

Quantos jogos restam?

9ª rodada
Piauí x River-PI

10ª rodada
River-PI x Parnahyba

11ª rodada
Timon-PI x 4 de Julho
Altos x Picos
Parnahyba x Piauí
Flamengo-PI x River-PI

12ª rodada
Picos x Piauí
River-PI x Altos
Timon-PI x Parnahyba
4 de Julho x Flamengo-PI

13ª rodada
Flamengo-PI x Picos
Parnahyba x Altos
4 de Julho x River-PI
Piauí x Timon-PI

14ª rodada
Piauí x Flamengo-PI
Picos x Parnahyba
Altos x 4 de Julho
River-PI x Timon-PI

Finais
Jogo de ida - 2º colocado x 1º colocado
Jogo da volta - 1º colocado x 2º colocado

Classificação do Campeonato/Foto: Reprodução.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também