• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Clubes aprovam mudança na fórmula de disputa do Piauiense 2020

Estadual é revisto depois de datas reservadas para o torneio caírem de 18 para 16 no calendário, atendendo recomendação da CBF

Representantes de clubes participam de novo arbitral / Foto: globo Esporte

Os clubes da Série A do Piauiense aprovaram nesta terça-feira uma mudança na fórmula de disputa do campeonato de 2020. O estadual do próximo ano não tem mais semifinais. Os dois primeiros colocados da fase de classificação avançam direto para as finais, com partidas de ida e volta. 

A alteração no modelo atendeu uma recomendação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que orientou os campeonatos estaduais de todo o país a terem 16 datas. O Piauiense havia sido construído em 18. A proposta do torneio sem semifinais foi aprovada pela maioria dos clubes - não houve consenso.

Altos, 4 de Julho, Flamengo-PI Parnahyba, Piauí, Picos, Timon e River-PI disputam o título da seguinte maneira: na fase de classificação, jogam em turno e returno. Depois de 14 rodadas, os dois primeiros avançam à decisão. A final será com partidas de ida e volta. Uma outra ideia seria a realização de semifinal e final em jogo único. A proposta, contudo, não foi bem aceita.

Presidentes de clubes aprovam mudanças no Piauiense 2020/Foto: Globo Esporte.
 

Com essa mudança de datas, tivemos que quebrar a cabeça para achar uma fórmula de jogo, quantidade de datas. Alguns clubes não estavam aceitando, mas depois entramos em consenso. Na verdade, a votação foi 5 a 3 pela aprovação (somente final). Ela me agrada. A fórmula sugerida, de final e semifinal com apenas um jogo, achei arriscada. Fica um campeonato muito competitivo - comentou o presidente do Altos, Warton Lacerda, sobre a mudança.

“Não temos o que fazer, sim concordamos. Foram colocadas em votação várias propostas, essa foi a melhor. A maioria ganhou. Houve uma segunda proposta de dois grupos, defendida pelo Picos e 4 de Julho” - comentou Leal Filho, presidente do Timon-PI.

Com a nova fórmula de disputa, o time de melhor campanha na fase de classificação faz o jogo de volta em casa, com a vantagem de jogar pelo empate no placar agregado. O novo modelo, que difere do modelo tradicional dos estaduais pelo país, não recebeu 100% do apoio. O Picos propôs a divisão em grupos, mas foi voto vencido.

“Acreditamos que uma competição com semifinais daria mais chances e daria um ânimo a mais porque quatro se classificariam. Aceitamos o pedido, a justificativa da competição só ter 16 datas. Fomos contra, junto com o 4 de Julho”- disse Rodrigo Lima, presidente do Picos.

O início da competição não foi alterado: começa dia 19 de janeiro. O campeão do Piauiense 2020 ganha vagas na fase de grupos da Copa do Nordeste, Série D do Brasileiro e Copa do Brasil 2021. O vice vai à Série D e Copa do Brasil.
 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também