• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Católicos participam em Picos da Procissão do Senhor Ressuscitado

Procissão pelas ruas centrais da cidade encerrou a programação alusiva a Semana Santa em Picos

Procissão do Senhor Ressuscitado encerra programação da Semana Santa em Picos / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Encerrando as atividades da Semana Santa a comunidade católica de Picos participou no final da tarde deste domingo de páscoa, 21, da tradicional Procissão do Senhor Ressuscitado. O ato foi concluído com a celebração da Missa da Ressurreição na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva.

CONFIRA OUTRAS IMAGENS!


    
A procissão saiu e retornou à Catedral, passando por várias ruas do centro da cidade. Tendo à frente o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José e os padres Francisco Pereira Borges, Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Padre David Barros, a caminhada foi cercada de muitos cânticos, preces e orações.


    
A procissão deixou a Catedral por volta das 17h10 e seguiu o trajeto original, passando pela rua Santo Antônio, avenida Getúlio Vargas, praça Félix Pacheco, rua coronel Luís Santos, praça Josino Ferreira, rua coronel Francisco Santos, Travessa do Mercado e praça Justino Luz. Ao longo do percurso foram feitas duas paradas para reflexão sobre a Ressureição de Cristo e seu significado na vida dos cristãos. 


      
Após a procissão, foi celebrada a Missa da Ressureição na Igreja Catedral que estava tomada de fiéis. Na homilia dom Plínio refletiu sobre a importância dos cristãos cultivarem no coração o sentido profundo da ressurreição. Ele também destacou a participação da comunidade picoense nas celebrações da Semana Santa, ressaltando a presença das famílias e das crianças.

Conforme a tradição, no Domingo de Páscoa é celebrada a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, de acordo com relato do Novo Testamento.  É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedida pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.

Páscoa
 
Segundo os historiadores, a Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus.  
 
A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.
 
Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa - período conhecido como Quaresma - os cristãos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.


 
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.
 
A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também