• Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Católicos lotam Igreja Catedral de Picos na Missa do Natal

A tradicional missa foi celebrada pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva

Missa do Natal reúne multidão na Catedral de Picos / Foto: José Maria Barros

Por José Maria Barros

Centenas de católicos oriundos dos vários bairros e comunidade de Picos, lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios na noite desta terça-feira, 24 de dezembro, para acompanharem a celebração da tradicional Missa do Natal.

Fiéis lotam Catedral de Picos na Missa do Natal/Foto: José Maria Barros.
 

A exemplo dos últimos anos, a celebração teve início às 20 horas e foi presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres, Francisco Pereira Borges (Chiquinho) e David Barros.
     
A programação de Natal na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios prosseguiu nesta quarta-feira, 25 de dezembro, Dia de Natal, com celebrações na Igreja Catedral às 9, 17 e 19 horas.

Missa foi presidida por dom Plínio José/Foto: José Maria Barros.
 

Missa do Galo

Missa do galo é o nome dado pelos católicos à celebração na véspera do Natal, que tradicionalmente começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro. 
     
A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a vinda do Messias, filho de Deus vivo, Jesus Cristo.

Procissão de entrada/Foto: José Maria Barros.
 

No entanto, faz alguns anos que na Catedral de Picos a Missa do Galo não é mais celebrada à meia noite, mas, a partir das 20 horas.

Natal

O Natal significa o nascimento de Cristo, que se revive numa celebração próxima da meia noite, pela convicção de que o nascimento teria ocorrido por essa hora. Por tradição se associa a época natalícia à família, pois o nascimento de uma criança é sempre motivo de reunião e celebração.

Casal com a imagem do menino Jesus/Foto: José Maria Barros.
 

Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, após o Concílio de Éfeso (431 D.C.), começando a ser celebrada oficialmente na basílica erigida no monte Esquilino pelo papa Sisto III, dedicada a Nossa Senhora – posteriormente denominada Basílica de Santa Maria Maior. 

VEJA MAIS FOTOS!

Fiéis participam da celebração/Foto: José Maria Barros.
 
Momento da comunhão/Foto: José Maria Barros.
 
Católicos lotam Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.
 
Imagem do menino Jesus é levada para o Presépio/Foto: José Maria Barros.
 
Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também