• Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Câmara de Picos encerra ano com saldo de 37 projetos dando nomes a ruas aprovados

Projetos dando nomes a ruas e a concessão de títulos de cidadania dominaram a pauta no legislativo

Câmara de Picos entra de recesso após aprovar 37 projetos denominando ruas / Foto: José Maria Barros

POR JOSÉ MARIA BARROS/INFORMA PICOS

Após a sessão ordinária da última quinta-feira, 16 de dezembro, a Câmara Municipal de Picos entrou de recesso e, conforme levantamento feito pela reportagem, nada menos do que 37 projetos decretos legislativos denominando ruas e logradouros públicos foram colocados em votação e, aprovados por unanimidade em plenário este ano.

A Câmara de Picos somente retoma os trabalhos legislativos no dia 3 de fevereiro de 2022, com a leitura da mensagem do Executivo feita pelo prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (Progressistas). E o desejo do povo picoense é que pauta seja mudada, com a discussão e aprovação de projetos de interesse da comunidade.

Câmara de Picos entra de recesso/Foto: José Maria Barros.
 

Levantamento feito pelo portal Informa Picos apontou que os vereadores picoenses aprovaram no ano de 2021, nada menos do que 37 prejetos decretos legislativos dando nomes a ruas. Sem falar na denominação de outros logradouros públicos, como Postos de Saúde, Estradas Vicinais e Academias de Saúde.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), é o campeão neste tipo de iniciativa. Somente este ano ele apresentou e foram aprovados quinze projetos dando nomes a ruas e outros logradouros públicos.

Presidente da Câmara Chaguinha é o campeão neste tipo de projeto/Foto: José Maria Barros.
 

Nome à passarela

De autoria dos vereadores  José Luís de Carvalho (MDB), Hugo Victor Saunders Martins (MDB), Wellington Dantas (PT), Valdívia Santos (PT) e Gilson Nunes (PP), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei denominando de Patrulheiro PRF Expedito de Carvalho Leal, a passarela de Picos, cuja estrutura está abandonada.

Câmara de Picos aprova projeto dando nome à passarela/Foto: José Maria Barros.
 

Também foi aprovado em plenário projeto de lei dos membros da mesa diretora dando nome do Arquivo Legislativo da Câmara Municipal de Picos, de Sala de Arquivo Vereador Carlos Luís Nunes de Barros, falecido em 25 de abril deste ano aos 59 anos de idade.

Arquivo da Câmara é denominado de Vereador Carlos Luís Nunes de Barros/Foto: José Maria Barros.
 

Constrangido com a pauta que tem sido dominante na casa, o vereador Gilson Nunes (PTB), propôs em plenário que a Câmara Municipal de Picos realizasse uma sessão específica por mês somente para aprovar projetos dando nomes a ruas e títulos de cidadania, ficando as demais para a discussão de projetos relevantes para a comudade.

 Gilson Nunes propõe sessão específica para votar esse tipo de projeto/Foto: José Maria Barros.
 

Veja, abaixo, a relação dos projetos denominando ruas e logradouros de Picos neste ano de 2021, com os nomes dos seus respectivos autores.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Rua Nair Barros Dantas, Rua localizada no bairro Catavento.

Projeto do vereador Toinho de Chicá denominando de Rua José Vicente de Holanda, Rua localizada em loteamento no bairro Paraibainha.

Projeto do vereador Pedro Pio denominando de José Marques de Medeiros o anexo do Posto de Saúde do conjunto Morada Nova.

Projeto do vereador Chaguinha (PTB), denominando de Estrada Vicinal Santino Xavier do Rêgo, o trecho da estrada vicinal com início no Beco do Engenho, ao lado da propriedade dos herdeiros de Isaac Batista e de Cici, indo até a BR-407, localidade Samambaia, antigo Posto Fiscal, em Picos.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Estrada Vicinal Leonilia Araújo Xavier, o trecho da estrada vicinal com inicio na bifurcação do Monte Belo, indo até o pé da ladeira que desce para a comunidade Vaca Morta.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Rua Otílio Neiva Coelho, a rua projetada 191, loteamento Jardim Horizonte, no bairro Belo Norte, com início na rua projetada 116, indo até a rua projetada 44.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Rua Vicente Alves Morais, a rua projetada que inicia na rua 1º de maio, passando na lateral esquerda do Mercado do Produtor, finalizando na Vila Piauí, no bairro Boa Sorte, em Picos.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Estrada Manoel Casimiro Leal, a via térrea que se inicia no povoado Cristovinho e se encerra no povoado Curralinho II.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Rua Otílio Neiva Coelho, a rua projetada 191, loteamento Jardim Horizonte, no bairro Belo Norte, com início na rua projetada 116, indo até a rua projetada 44.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Rua Vicente Alves Morais, a rua projetada que inicia na rua 1º de maio, passando na lateral esquerda do Mercado do Produtor, finalizando na Vila Piauí, no bairro Boa Sorte, em Picos.

Projeto do vereador Maté (PP) que denomina de Joana Macedo de Araújo, o anexo do Posto de Saúde do bairro Morro da Macambira.

Projeto do vereador Renato (PT), denominando de Rua José Denilson Leite de Sousa (Bebel), a rua projetada 04, com início na Avenida Simão Cirineu, indo até a rua projetada I, no loteamento Parque Habitacional Jardim Esperança, bairro Parque Industrial-Pantanal, em Picos.

Projeto da vereadora Dalva Mocó (PP), denominando de Rua José Pires Sobrinho (Paraíba), Rua Projetada localizada no loteamento Vila Serrana.

Projeto da vereadora Dalva Mocó (PTB), denominando de Rua José Pires Sobrinho (Paraíba), a rua projetada 07, com início na Rua Djalma Gomes da Silva, indo até a Rua Chiquinho da Caiçara, no fim da quadra 14, do loteamento Vila Serrana I, bairro Paraibinha, em Picos.

Projeto do vereador Toinho de Chicá (PP), denominando de Rua Celso Eulálio a antiga Rua Santa Lúcia, via pública que tem início na Rua Emir Maia, finalizando no bairro Emaús.

Projeto do vereador Wellington Dantas (PT), denominando de Rua Benedita Ribeiro Wenzel, a atual Rua Projetada nº 240, localizada entre a Chácara Wenzel e o novo hospital regional de Picos, no bairro Paraibinha.

Projeto do vereador José Luís de Carvalho, denominando de Rua Francisco Carvalho e atual Rua Projetada nº 04, localizada no bairro Belo Sul (Cidade de Deus.

Projeto do vereador Chaguinha (PTB), denominando de Rua da Independência, a via pública que tem início na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros (BR-316), cruzando a Rua da Paz e toda extensão do loteamento Jardim da Luz, finalizando no Rio Guaribas, paralela com a Rua Salustiano Ferreira, localizada no Jardim da Luz, no bairro Junco.

Projeto do vereador Toinho de Chicá denominando de Rua Herley de Abreu a Rua Projetada número 23. 

Projeto do vereador Toinho de Chicá denominado de Rua Damião Ferreira de Melo a Rua Projetada nº 207

Projeto do vereador Toinho de Chicá denominando de Rua José Clementino da Costa a Rua Projetada nº 208. Todas as três vias são localizadas no loteamento Jardim Duas Barras II, no bairro Jardim Natal.

Projeto do vereador Pedro Feitosa Pio (PP), denominando de Rua Francisco Cristo de Oliveira a Rua Projetada nº 128, iniciando na Rua Belo Horizonte, indo até a Rua Projetada nº 107, do loteamento Jardim Horizonte I, no bairro Belo Norte, em Picos.

Projeto do vereador Chaguinha, que versa sobre a denominação e a localização da Rua Isabel Regina da Silva, no bairro Bela Vista/Aerolândia.

Projeto do vereador Wellington Dantas (PT), que versa sobre a denominação e a localização da Rua das Flores, no loteamento Dona Mocinha, no bairro Ipueiras.

Projeto do vereador Pedro Feitosa Pio (PP), denominando de Rua Francisco Cristo de Oliveira a Rua Projetada nº 128, iniciando na Rua Belo Horizonte, indo até a Rua Projetada nº 107, do loteamento Jardim Horizonte I, no bairro Belo Norte, em Picos.

Projeto do vereador Chaguinha, denominando de Rua Pastor Luís Pereira de Sousa, a Rua Projetada nº 99, iniciando na Rua Belo Horizonte, passando ao lado da praça e terminando na Rua Projetada 144, do loteamento Jardim Horizonte I, no bairro Belo Norte, em Picos.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Rua Tenente Demerval, a Rua Projetada nº 3, do loteamento Montevideu e Projetada 106 dos loteamentos Potiguar I e Jardim Natal (a popular Rua Frei Caneca), iniciando na Rua Firmo Nicolau de Sousa e finalizando na lateral do Picos Plaza Shopping.

Projeto do vereador Chaguinha denominando de Travessa Joaquim Santos a via pública que liga a Rua Santo Antônio à Rua Coelho Rodrigues, cruzando a Avenida Getúlio Vargas, situada no centro da cidade.

Travessa Joaquim Santos existre em Picos há mais de 50 anos/Foto: José Maria Barros.
 

Projeto do vereador Maté (PP), denominando de Rua Elza Antão Monteiro, a atual Rua Projetada 1, do loteamento Parque Ambiental Araújo Luz 4, Rua Projetada 2 do loteamento Louzinho Monteiro II e Rua Projetada 258, com início na Rua da Amizade, finalizando na Rua Projetada nº 10, no bairro Ipueiras, zona urbana de Picos.

Projeto do vereador Filomeno Portela (PP), denominando de Rua Elizeu Ferreira Portela, a atual Rua Projetada D, iniciando na Rua da Cruz, passando na lateral da UBS e finalizando na Avenida Perimetral, localizada no bairro Aerolândia, em Picos.

Projeto do vereador Toinho de Chicá (Progressistas), denominando de Rua Gracinha Matos a atual Rua Projetada nº 118, iniciando na Rua Belo Horizonte e finalizando na Rua Projetada 107, localizada no Jardim Horizonte, no bairro Belo Norte, em Picos.

Projeto do vereador Rinaldinho (MDB) que dispõe sobre a denominação da Rua Guarani I, localizada no bairro Canto da Várzea;

Projeto do vereador Afonsinho, que denomina de Avenida Industrial Sol Nascente a Rua Projetada nº 131, com início na Avenida Projetada 128, passando pela Praça em direção a Lagoa Comprida, no bairro Parque Industrial (Pantanal);

Projeto de lei dos vereadores José Luís (MDB), Hugo Victor (MDB), Wellington Dantas (PT), Valdívia Santos (PT) e Gilson Nunes (PTB), que denomina de Patrulheiro Expedito Leal de Carvalho, a passarela localizada na BR-316, quilômetro zero, zona urbana de Picos;

Projeto do vereador Rinaldinho (MDB) que denomina, em toda sua extensão, de Rua Joaquim Nicolau de Sousa, a Rua Projetada nº 06, com início na Rua Projetada nº 04, indo até a Rua Projetada nº 07, no loteamento Villa Serrana, bairro Paraibinha, zona urbana de Picos;

Projeto de lei do vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), que denomina João Gonçalves de Sousa, a Academia de Saúde no povoado Cristovinho;

Projeto do vereador Gilson Nunes (PTB) que denomina de Rua Pedro Sousa a Rua Projetada 05, localizada no loteamento Bernardos II, no Umari;

Projeto do vereador Gilson Nunes (PTB) denominando de Rua Santa Inácio a Rua Projetada que inicia na Estrada de Santos, nas proximidades da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, paralela com a Rua São Vicente, finalizando na Rua São João, no bairro São José;

Projeto do vereador Gilson Nunes (PTB) denominando de Rua Maria Sebastiana a Rua Projetada 06, localizada no loteamento Bernardos II, no Umari;

Projeto do vereador Toinho de Chicá (PP), denominando de Rua Urbano Eulálio Filo, a Rua Projetada que tem início na Rua Zuza Lino indo até a Avenida Severo Eulálio, bairro Canto da Várzea, zona urbana de Picos;

Projeto do vereador Chaguinha (PTB), denominando de Rua Francisco Pereira a popular Rua do Cantinho, iniciando na Rua Coronel Antônio Rodrigues, indo até a Rua Santa Rita, no bairro Canto da Várzea, zona urbana de Picos; 

Rua Francisco Pereira (Do Cantinho) existe em Picos há mais de meio século/Foto: José Maria Barros.
 

Projeto de Lei dos membros da mesa diretora que dispõe sobre a nomeação do Arquivo Legislativo da Câmara Municipal de Picos, de Sala de Arquivo Vereador Carlos Luís Nunes de Barros.


 

Compartilhe:

Comentar

0 Comentários

  1. Nenhum comentário registrado para esta matéria. Seja o primeiro!

Veja Também